EMENDA DA DEPUTADA FEDERAL FLÁVIA MORAIS BENEFICIA MORADORES DA REGIÃO SUDOESTE DE GOIÁS COM CIRURGIAS DE CATARATA

EMENDA DA DEPUTADA FEDERAL FLÁVIA MORAIS BENEFICIA MORADORES DA REGIÃO SUDOESTE DE GOIÁS COM CIRURGIAS DE CATARATA

Aproximadamente 150 moradores, de pelo menos doze municípios da região, serão operados pela equipe do Cerof, no hospital de Caiapônia

Caiapônia será a primeira cidade da região a realizar cirurgias de catarata, por meio do programa Novo Olhar, que oferece os procedimentos cirúrgicos de forma gratuita à população, graças a uma emenda parlamentar da deputada federal Flávia Morais (PDT-GO). Foram destinados R$ 3,5 milhões para viabilizar mais de 2 mil cirurgias em todo o estado, numa parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof).  

O anúncio foi feito durante a realização do programa Saúde em Movimento, no último sábado (26), na cidade. Idealizado pelo médico e presidente do PDT Goiás, George Morais, o projeto oferece exames gratuitos de ultrassonografia aos cidadãos. Na ocasião, 300 pessoas passaram pela triagem e cerca de 150 estão aptas para passar pela cirurgia de catarata.  

“Olha que notícia boa, Caiapônia será pioneira em realização de cirurgias de catarata na região, com essa nossa parceria com o Cerof. Esse projeto será chamado "Novo Olhar" e quase todos os procedimentos serão feitos aqui, somente casos de maior complexidade serão encaminhados para Goiânia”, disse a deputada ao destacar que está levando Saúde acessível e de qualidade a todos os cantos de Goiás.  

O médico George Morais fez questão de reforçar que os procedimentos serão realizados por uma equipe altamente especializada. “O Dr. Marcos Ávila, que coordena a equipe do Cerof, estudou em Havard, é premiado nos Estados Unidos. Ele é o melhor oftalmologista do Brasil”, contou. “Tudo que estou falando aqui é só ir lá na internet e consultar. Não é porque vai fazer de graça que vai fazer de qualquer jeito não”, defendeu. 

A deputada Flávia Morais agradeceu os parceiros de cada município parceiro neste projeto. “Junto à equipe do Cerof realizamos um verdadeiro mutirão da Saúde que atendeu moradores de Jataí, Montividiu, Santa Rita do Araguaia, Perolândia, Arenópolis, Palestina de Goiás, Baliza, Aragarças, Piranhas, Bom Jardim, Doverlândia e Caiapônia”, falou.  

Além dos representantes de cada um destes municípios, participaram do evento o vice-prefeito de Caiapônia, Heber Martins, representando o prefeito Argemiro Rodrigues, o secretário de Saúde João Bosco, a coordenadora do Cerof, Célia, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jamilton, e a vereadora Anias.