ESTUDANTES DE ESCOLAS ESTADUAIS VISITAM PONTOS TURÍSTICOS DE TRINDADE, EM MAIS UMA PARCERIA DO ESTADO E PREFEITURA

ESTUDANTES DE ESCOLAS ESTADUAIS VISITAM PONTOS TURÍSTICOS DE TRINDADE, EM MAIS UMA PARCERIA DO ESTADO E PREFEITURA

Sete turmas de alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Pelágio estão na agenda para as visitas que vão até sexta-feira (1º/04). Estudantes que moram em bairros distantes dos locais turísticos têm a oportunidade de acompanhar a visitação guiada, com informações culturais e históricas sobre os pontos turísticos de Trindade

Está sendo promovida esta semana uma nova edição do Projeto Turismo nas Escolas, uma parceria da Prefeitura e do governo de Goiás. A iniciativa tem à frente a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Trindade e, nas palavras do titular da pasta, Warley Lopes, leva estudantes para um tour nos pontos turísticos da cidade.

Os estudantes desta semana são alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Pelágio, no Jardim Salvador. São da turma do professor Fábio Silva, que leciona a disciplina Turismo Local, e é o responsável pelo projeto junto com o também professor e geógrafo Bento Fleury.

Sete turmas de alunos da unidade estão na agenda para as visitas que vão até sexta-feira (1º/04). As turmas passeiam de ônibus por locais como as avenidas principais, conhecendo a história das personalidades que deram nome a elas.

Também visitam pontos turísticos como a Basílica do Divino Pai Eterno, o Portal da Fé, a galeria a céu aberto com as pinturas do artista Fábio Gomes, museus, entre outras atrações de Trindade.

“Muita gente mora aqui e não conhece a história, eu mesma ia várias vezes em alguns desses lugares e não sabia muita coisa”, descreveu a estudante Isabela Martins, do 2º ano B. A garota destacou que muitos colegas da escola moram em bairros mais distantes da região central, que concentra a maioria dos pontos turístico de Trindade, e só tiveram a oportunidade de conhecer esses locais por causa do projeto.

Esta oportunidade, enfatiza Bento Fleury, ajuda a “diminuir o desconhecimento sobre a cidade e a sua história pelas pessoas que vivem nela”. Ele destaca que, muito além de abordagens focadas em turistas de outras cidades, especialmente os jovens de Trindade, que fica na Região Metropolitana e tão próxima de Goiânia, correm o risco de “apagamento” da própria cidade onde residem.

Neste sentido, enquanto percorrem os locais, ele e o professor Fábio Silva, sensibilizam os estudantes sobre a história da cidade e sobre a importância do turismo para Trindade.