PREFEITURA DE TRINDADE INAUGURA TERCEIRA REFORMA DE UBS NO MÊS DOS 101 ANOS DA CIDADE

PREFEITURA DE TRINDADE INAUGURA TERCEIRA REFORMA DE UBS NO MÊS DOS 101 ANOS DA CIDADE

A Prefeitura de Trindade inaugurou a terceira reforma de Unidade Básica de Saúde (UBS) esse mês, dentro das comemorações pelos 101 anos do município. O prefeito Marden Júnior descerrou a placa inaugural da reforma da UBS do Jardim Palmares, que passou a se chamar Eliane Germano Cristina Silva.

O prefeito também determinou a revitalização da UBS do Sol Nascente e a construção de mais uma, no Setor Ana Rosa.

A homenageada era servidora da UBS, onde trabalhou por 18 anos como agente comunitária de Saúde, tendo falecido em fevereiro de 2020. O evento de inauguração da reforma foi nesta quarta-feira (25/08).

A unidade é a que presta maior volume de assistências por mês em Trindade, com mais de 7.700 atendimentos. A boa avaliação dos serviços foi comentada pelo prefeito. “É numa UBS ou numa escola, pelo bom atendimento recebido, que as pessoas sabem se o prefeito está dando conta do recado, então muito obrigado”, disse ele aos colaboradores que participaram da inauguração, citando nominalmente todos.

Marden Júnior fez cumprimentos especiais aos familiares da agente de Saúde Eliane Germano, que estavam presentes e que ficaram emocionados. A grande importância do trabalho dela foi destacada ainda pelo vice-prefeito, Pastor Alcione, e pelo vereador Johnatan Reis, autor do requerimento que batiza a UBS com o nome da profissional, “competente, afetuosa e muito popular entre os moradores”.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira, a UBS do Palmares atende uma das regiões de maior densidade demográfica de Trindade.

Além do Palmares, que já é um bairro muito populoso, a unidade também atende, por exemplo, moradores dos setores Residencial São Bernardo II e São Francisco.

Na UBS do Setor Palmares são realizados consultas médicas e odontológicas, suturas, curativos, remoção de corpo estranho ou de unhas, soroterapia e aplicação de vacinas.

A UBS do Palmares é a única que realiza testagens para Covid-19. No local, duas equipes se dividem com médicos clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, técnico em saúde bucal, farmacêutica, serviços gerais, recepcionista e agentes de Saúde.

As UBSs recebem da Prefeitura de Trindade melhorias estruturais padronizadas e que dão melhor qualidade ao atendimento da população. Na do Palmares houve pintura interna e externa, manutenção da rede elétrica, revitalização da calçada, reparação no telhado e melhoria na sinalização do estacionamento.