PREFEITURA DE TRINDADE LANÇA GABINETE EMERGENCIAL DE COMBATE À DENGUE E OUTRAS ARBOVIROSES

PREFEITURA DE TRINDADE LANÇA GABINETE EMERGENCIAL DE COMBATE À DENGUE E OUTRAS ARBOVIROSES

Iniciativa da gestão municipal envolve trabalho das secretarias de Saúde, Infraestrutura, Assuntos Estratégicos e Comunicação, além do Corpo de Bombeiros. Visa eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, que provoca dengue, zika e Chikungunya, ampliação de atendimentos em UBS, e conscientização dos moradores

 

A Prefeitura de Trindade realizou nesta quarta-feira (07/02), o lançamento do Gabinete Emergencial de Combate à Dengue e outras Arboviroses. A ação ocorreu no pátio externo da Secretaria Municipal de Saúde. É uma iniciativa da administração pública do município para reduzir e tratar os casos da doença, que neste início de ano já levaram Goiás e outros Estados brasileiros a decretarem situação de emergência.

Também serão combatidas outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a zika e a chikungunya.

O gabinete é uma estrutura temporária de gestão plena da situação de emergência e será composto por diversas pastas da estrutura de governo do município, como as secretarias de Saúde, Infraestrutura, Assuntos Estratégicos e Comunicação, além do Corpo de Bombeiros.

As ações a serem desenvolvidas durante a situação de emergência são: ampliação de consultas de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); visitas domiciliares e em pontos estratégicos; eliminação de criadouros e focos do mosquito da dengue; bloqueio de casos notificados e manejo ambiental.

E ainda: intimação e notificação de casos recorrentes; trabalho de educação direcionado às escolas municipais; limpeza urbana de lotes e terrenos baldios com roçagem e recolhimento de lixo e entulho; orientação sobre armazenamento e descarte adequados de lixo doméstico.

As ações envolverão o trabalho de diversos profissionais, como agentes de combate a endemias, comunitários de saúde e fiscais da Vigilância Sanitária. Ainda contará com o apoio das secretarias de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, Educação, Infraestrutura, Assuntos Estratégicos, Indústria, Comércio e Serviços, e Comunicação.

Laila Lacerda, que é agente de endemias e esteve presente no local, deixa uma dica valiosa aos trindadenses: reservar pelo menos 10 minutos semanais para cuidados com o próprio quintal, tendo em vista eliminar possíveis objetos que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue. “A ferramenta pra gente vencer a dengue é não permitir que o mosquito nasça”, lembra.

Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Queiroz, a implantação do Gabinete Emergencial é “um plano de integração, que une esforços para que a gente possa ir de casa em casa com conscientização e combate ao mosquito da dengue aqui no município”.

O prefeito Marden Júnior enfatiza a importância das ações em conjunto. “Essa missão é de todos nós, cada um fazendo a sua parte para que, juntos, possamos combater a dengue e nos livrar desse mosquito”, destaca.

Durante o ano de 2023, Trindade registrou 3.963 notificações de casos suspeitos de dengue, 11 de zika e 34 de chikungunya.

Até o fim de janeiro de 2024, foram 241 notificações de casos suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, as arboviroses.