EM SETE MESES, PREFEITURA DE TRINDADE REGISTRA 1.492.753 ATENDIMENTOS EM SAÚDE, COM ÊNFASE NO PACTO PELA VIDA

EM SETE MESES, PREFEITURA DE TRINDADE REGISTRA 1.492.753 ATENDIMENTOS EM SAÚDE, COM ÊNFASE NO PACTO PELA VIDA

BALANÇO - 101 ANOS DE TRINDADE  

A Prefeitura de Trindade alcançou números expressivos no setor de saúde nos primeiros sete meses de gestão, com ênfase na qualidade dos atendimentos. Neste 2021, em que o município completa 101 anos, a prioridade número um foi salvar vidas e preservar o bem-estar da população diante da pandemia de Covid-19.

Com o Pacto pela Vida, a prefeitura disponibilizou um alto volume de investimentos, mobilizou a sociedade, empreendeu parcerias com a iniciativa privada e desenvolveu inúmeras ações para o enfrentamento com a pandemia, com ênfase na prevenção e na conscientização.

Nos primeiros sete meses de 2021, a Prefeitura de Trindade registrou 1.492.753 atendimentos no setor de saúde, sendo 1.121.492 em atenção primária e 371.261 em média e alta complexidades.

O Parque Lara Guimarães virou sinônimo de esperança, com uma estrutura ampla montada para sistema drive-thru e pedestre. Desde o início, foi o palco da campanha de vacinação contra Covid-19.

Atualmente, os pontos de vacinação são também o CEU das Artes, no Setor Monte Cristo e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Oliveiras (Região Leste).

Até o dia 10 de agosto, foram administradas 89.385 vacinas contra a Covid-19, entre primeira e segunda doses. Todos os pontos reúnem uma estrutura capaz de vacinar 7 mil trindadenses por dia.

A campanha avança conforme o envio de doses, pelo Ministério da Saúde, com atendimento aos grupos definidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) e moradores por faixa etária.

A vacinação noturna foi mais um dos destaques nestes sete meses. Criada para atingir uma grande parcela da população, facilitou o acesso à imunização para pessoas que trabalham durante o dia.

A testagem em massa de moradores com sintomas da Covid-19 foi amplamente realizada pela Prefeitura de Trindade, com o antígeno Swab. O resultado é entregue em 15 minutos. Após o teste, todos os positivados para Covid-19 passam por consulta médica e recebem os medicamentos adequados para os sintomas. Eles são orientados a permanecer no isolamento, em casa.

Até o dia 10 de agosto, 55.062 pessoas foram testadas em Trindade e 13.027 tiveram o resultado positivo.

Nesses sete meses, foi criado o Gabinete de Operações de Emergência em Saúde (GOE-Covid-19) composto por profissionais que se dedicaram a desenvolver, com base em análises de cada cenário da pandemia, ações preventivas, além de formular os decretos municipais com medidas de enfrentamento à Covid-19.

Outro destaque: em maio, o prefeito Marden Júnior esteve no Ministério da Saúde para obter autorização e licitar a construção de uma maternidade em Trindade. O hospital materno contará com 20 leitos, sendo nove de internação, cinco para parto normal, dois para centro cirúrgico e quatro para observação.

Poderão ser feitos de 15 a 20 procedimentos obstétricos com internações, parto normal e cesariana. A assinatura da ordem de serviço para dar início às obras da maternidade acontece ainda neste mês de agosto.

O RespirAR, projeto lançado em maio, tem por objetivo reabilitar pacientes do pós-Covid-19 que ainda sofrem com sequelas da doença, físicas ou psicológicas. Esta é uma ação da Prefeitura de Trindade, por meio das secretarias municipais de Saúde, de Esporte e Juventude.

Em julho, o Delivery da Saúde foi lançado para facilitar a vida de pessoas que precisam buscar autorizações para exames de média e alta complexidades. Os documentos são entregues diretamente na residência do paciente.

As obras no setor de saúde incluíram reforma das UBS dos setores Pontakayana, Jardim Garavelo e Palmares.

A ordem de serviço para dar início à reforma da UBS do setor Ana Rosa será assinada em cerimônia ainda neste mês de agosto, como parte das comemorações alusivas aos 101 anos de Trindade.

Na saúde bucal, 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Trindade possuem atendimento com profissionais de odontologia.

Nos casos em que é necessário serviço especializado, o profissional fará o encaminhamento do paciente para o Centro de Especialidades Odontológicas Julieta Alves Freire (CEO). A unidade já realizou mais 9.705 procedimentos entre colocação de aparelhos ortodônticos, canais, próteses dentárias e outros. Atualmente, o município não possui fila de espera para os atendimentos em saúde bucal.

Os serviços como a entrega de medicamentos e insumos essenciais, realizado pelo Departamento de Atenção Assistida, cuida para que não falte insumos nem remédios aos 1.830 pacientes que dependem do programa.

Os crônicos renais, pacientes de hemodiálise, que fazem o tratamento em Goiânia, por meio de uma pactuação entre o município de Trindade e o governo do Estado de Goiás, recebem da prefeitura o transporte para o deslocamento. São quatro vans, duas titulares e duas reservas, para que não falte o serviço, que é realizado em todos os períodos, manhã, tarde e noite. O programa Melhor Em Casa leva atendimento médico a pacientes acamados. Durante a pandemia, o serviço foi realizado seguindo todas as medidas de prevenção contra a Covid-19.

O programa conta com médico, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, técnico de enfermagem, odontólogo e auxiliar bucal. O Melhor Em Casa já realizou 8.632 atendimentos neste ano.

 

Fonte: Prefeitura de Trindade