MARDEN JÚNIOR E CÔNSUL DE PORTUGAL ARTICULAM PROJETO CIDADES-IRMÃS ENVOLVENDO TRINDADE E FÁTIMA

MARDEN JÚNIOR E CÔNSUL DE PORTUGAL ARTICULAM PROJETO CIDADES-IRMÃS ENVOLVENDO TRINDADE E FÁTIMA

Prefeito Marden Júnior recebeu, em seu gabinete, cônsul honorário de Portugal em Goiás, José Pedro Martins dos Santos. Parceria visa desenvolver projetos que promovam troca de experiências entre habitantes. Cidade da Europa que possui como padroeira Nossa Senhora de Fátima e Trindade, Capital da Fé na devoção ao Divino Pai Eterno, possuem como vocação o turismo religioso

O prefeito Marden Júnior recebeu o cônsul honorário de Portugal em Goiás, José Pedro Martins dos Santos, na quinta-feira (10/02), em seu gabinete. Na pauta, a parceria que promove interação entre o município de Trindade e a cidade portuguesa de Fátima. O projeto Cidades-Irmãs visa a criação de mecanismos de cooperação internacional.

A parceria é focada em desenvolver projetos que promovam a troca de experiências entre os habitantes de cada uma das cidades, em áreas como a economia, educação e, principalmente, o turismo.

Fátima, cidade que possui como padroeira Nossa Senhora de Fátima e Trindade, conhecida nacionalmente como a Capital da Fé na devoção ao Divino Pai Eterno, recebem visitantes voltados ao turismo religioso.

“Aqui damos o primeiro passo no Cidades-Irmãs. E esse projeto vem, com certeza, trazer para Trindade uma abertura de cenário e comunicação com os municípios, com os estados e agora com países diferentes”, pontuou o prefeito Marden Júnior.

Durante o encontro, as autoridades presentes assistiram vídeos que apresentaram um pouco de cada cidade. O cônsul pôde ver a tradição de fé e a devoção que movimentam o município, além disso o quanto Trindade cresceu e se desenvolveu.

O prefeito de Trindade viu o quanto Fátima é capaz de reunir multidões para celebrações no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. E destacou que "Fátima já tem um turismo similar ao nosso e que se tornou cada vez maior ao longo dos anos".

A cidade de Portugal recebia, até 2019, antes da pandemia, cerca de 6,5 milhões de visitantes ao ano para celebrações dedicadas à Nossa Senhora de Fátima.

“Vamos trazer para nossa realidade culturas diferentes, políticas diferentes, programas, ações e também turismo", afirmou Marden.

"Ao longo dos anos, o turismo em Fátima se tornou o maior da história daquele país. Passam por lá 6,5 milhões de pessoas e Trindade está nesse caminho, de buscar esse crescimento turístico também", completou o prefeito. "Com certeza, Trindade vai ganhar muito com esse projeto que trará experiências novas para a cidade”, reforçou .

Um dos aspectos que o cônsul honorário de Portugal em Goiás destacou foi o fato de a língua portuguesa ser falada em ambas cidades.

“Nós somos um povo de língua portuguesa, somos um povo comum, temos essa ferramenta fantástica que é língua que nos une, mas existem outras parcerias entre municípios que podem fantásticas” disse o cônsul.

Em 2019, durante a Romaria do Divino Pai Eterno que aconteceu antes da pandemia, Trindade recebeu 3,5 milhões de visitantes, o que já demonstra o desenvolvimento da cidade neste aspecto, que pode ser ainda maior por meio das parcerias.

“Existem ferramentas na área da educação, do turismo, porque é fantástico o volume de pessoas que Trindade já recebe, é um número muito expressivo, afirmou José Pedro Martins.

"Portugal tem muito a aprender com Trindade e acredito que Trindade também possa tirar partido desses canais que podem abrir e favorecer a população de Goiás também”, apontou o cônsul.

Ele disse que foi interessante conhecer o modelo de gestão que se é implantado no município brasileiro que, segundo José Pedro, pode servir de exemplo para outras cidades.

“Fiquei muito lisonjeado, é um prefeito jovem com uma capacidade que nos surpreendeu, um discurso interessantíssimo a pensar no futuro da cidade. Pode servir de exemplo, esse modelo de gestão, para outras prefeituras, foi muito proveitoso a nossa conversa”, expressou.

Também participaram da reunião o senhor José Vilela, representando o Centro Português de Goiânia; José Eduardo, consultor do projeto Cidades-Irmãs; Mônica Gandara Lima, secretária do projeto Cidades-Irmãs e o padre redentorista da Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, Frederico Hozanan.

Estiverem presentes os secretários municipais Warley Lopes, de Turismo e Cultura; Lhinicker D'Orázio, da Casa Civil, Planejamento e Gestão; Josimar da Mota, Secretaria da Fazenda; Fabiana Machado, superintendente de Captação de Recursos da Secretaria da Casa Civil da Prefeitura de Trindade, Fabiana Machado e a procurado administrativa, Cristina Leite.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes, a partir desse encontro serão iniciadas as tratativas formais para colocar o projeto em ação.

“A partir de agora começam as tratativas com as embaixadas para que as relações comerciais e turísticas comecem a se desenvolver e, a partir disso, os projetos que ligam essas duas cidades começam a tramitar e ter bons resultados, tanto na área comercial quanto no turismo”, explicou Warley.

Ainda na reunião, o prefeito Marden Júnior, assinou um ofício para construção dos devidos transmites legais, junto à embaixada de Portugal no Brasil.

Ao fim no encontro, o cônsul José Pedro Martins, presenteou o prefeito de Trindade com uma garrafa de vinho trazida de Portugal. E o prefeito Marden Júnior, por sua vez, presenteou José Pedro Martins, com um quadro com a imagem da Virgem Maria sendo coroada pelo Espírito Santo, pintura feita pelo artista trindadense, Amarildo Jacinto.