TRINDADE É O 1º MUNICÍPIO, EM GOIÁS, A TER FARMACÊUTICO EM TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

TRINDADE É O 1º MUNICÍPIO, EM GOIÁS, A TER FARMACÊUTICO EM TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

“A prioridade é a saúde do nosso cidadão. Somos um município pioneiro”, afirma prefeito. Profissionais estão disponíveis de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. “Eles vão dar toda assistência necessária aos pacientes com o passo a passo, a utilização correta e os efeitos colaterais”, explica a secretária do Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Michelly Andrade

O prefeito Marden Júnior lançou, na sexta-feira (14/01), o Programa de Assistência Farmacêutica na Atenção Primária. Estiveram presentes representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde, e do Conselho Regional de Farmácia de Goiás.

A partir de agora, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Trindade têm profissionais farmacêuticos para atender os pacientes após as consultas médicas. O serviço acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 7h da manhã às 16h.

A previsão da Prefeitura de Trindade é que esse atendimento ainda mais individualizado traga melhor qualidade de vida aos pacientes.

“A prioridade é a saúde do nosso cidadão. Somos um município pioneiro, saímos à frente em Goiás ao colocar os farmacêuticos à disposição de cada paciente que procura nossas UBS”, pontua o prefeito Marden Júnior. “A atenção básica tem condição de auxiliar o doente a resolver o problema e faremos de tudo para que isso aconteça”, destaca.

“Os profissionais farmacêuticos vão dar toda assistência necessária aos pacientes com o passo a passo, a utilização correta e os efeitos colaterais”, explica a secretária do Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade, Michelly Andrade. “Isso vai permitir um tratamento com mais precisão dentro do que foi recomendado pelo médico”, afirma. “É um trabalho conjunto que proporciona maior qualidade de vida aos pacientes atendidos pela rede pública de saúde do município”, pontua.

O Conselho Regional de Farmácia de Goiás, representado na solenidade de lançamento do programa, exaltou a iniciativa pioneira da Prefeitura de Trindade ao colocar um farmacêutico dentro de cada UBS.

“É a primeira vez, em Goiás, que um programa assim é realmente colocado em prática”, afirma o conselheiro do CRF-GO, Flaubert Santana. “Isso valoriza os profissionais farmacêuticos e os pacientes, já que passam a ter um acompanhamento desde quando saem do consultório, pegam as prescrições e executam o cronograma correto de uso”, informa.

Segundo Flaubert Santana, em breve a Prefeitura de Trindade vai constatar o benefício dessa ação com pacientes que vão responder positivamente ao tratamento e isso vai diminuir até mesmo o gasto excessivo com produtos e vários retornos às unidades de saúde. “Todos ganham com esse Programa”, conclui.