BALANÇO 2021: EM ANO IMPACTADO PELA PANDEMIA DE COVID-19, PREFEITURA DE TRINDADE PRESTA MAIS DE 3 MILHÕES DE ATENDIMENTOS EM SAÚDE

BALANÇO 2021: EM ANO IMPACTADO PELA PANDEMIA DE COVID-19, PREFEITURA DE TRINDADE PRESTA MAIS DE 3 MILHÕES DE ATENDIMENTOS EM SAÚDE

Balanço – Gestão Marden Júnior 1 ano de conquistas

Em ano impactado pela pandemia de Covid-19, Prefeitura de Trindade conclui 2021 com mais de 3 milhões de atendimentos no setor de Saúde

Logo no início do ano, prefeito Marden Júnior cria Pacto Pela Vida com campanhas de conscientização para diminuir contágio pelo vírus e preservar vidas. Ao longo do ano, 121.449 pessoas passaram por consultas médicas em UBS do município. Um total de 186.525 visitas domiciliares foram feitas por Agentes Comunitárias de Saúde. Atenção Básica realiza 599.884 atendimentos. Outros 420.342 pacientes receberam serviços de média e de alta complexidades. Veja resultados

No ano em que o mundo viveu os impactos da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Trindade buscou atender toda a população de forma eficaz. Também desenvolveu projetos que acolhem e facilitam o acesso da população aos serviços prestados.

Ao longo do ano de 2021, a Prefeitura de Trindade registrou 3 milhões 090 mil 443 atendimentos realizados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Inclusos neste número, estão as 121.449 pessoas que passaram por consultas médicas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, as 186.525 visitas domiciliares feitas por Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) e outros 599.884 atendimentos da Atenção Básica, em todas as UBSs de Trindade.

Outras 420.342 pessoas receberam serviços de média e de alta complexidades.

Logo no início do ano, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, criou o Pacto Pela Vida para desenvolver medidas voltadas para o combate dos efeitos da pandemia de Covid-19 e campanhas de conscientização para diminuir o contágio pelo vírus e preservar vidas.

Até o dia 14 de dezembro, foram administradas 180.426 vacinas contra a Covid-19, entre primeira, segunda dose e reforço.

O Parque Lara Guimarães virou sinônimo de esperança, com uma estrutura ampla montada para sistema drive-thru e pedestre. Desde o início, foi o palco da campanha de vacinação contra Covid-19 e hoje se tornou local, também, de testagem para a doença.

O parque também foi local da Vacinação Noturna, mais um dos destaques, criada para atingir uma grande parcela da população.

A ampliação do horário para atender também durante a noite facilitou o acesso à vacina para pessoas que trabalham durante o dia ou que não poderiam comparecer durante manhã ou tarde.

A testagem das pessoas com sintomas da Covid-19, realizada pela Prefeitura de Trindade, com o antígeno Swab, em que o resultado é entregue em 15 minutos, garantiu que todos os positivados, recebessem atendimento no local de testes.

Em Trindade, já foram testadas cerca de 17 mil pessoas, desde o início da pandemia. Após o teste, todos os positivados para Covid-19 passaram por consulta médica e recebem os medicamentos adequados para os sintomas. Por fim, esses pacientes eram orientados a permanecerem em isolamento.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dilson Alberto de Sousa, durante o período de altos índices de internações pela Covid-19, se tornou hospital de referência neste atendimento. Atualmente, retornou também com os atendimentos de rotina, como as consultas médicas e exames. Neste ano, mais de 800 mil pacientes, foram atendidos no local.

Em 2021, aconteceu também a criação do Gabinete de Operação de Emergência e Saúde (GOE-Covid-19) com profissionais que se dedicaram a desenvolver, com base em análises de cada cenário da pandemia, ações preventivas, além de formular os decretos municipais com medidas de enfrentamento à Covid-19.

Maternidade

Em maio, o prefeito Marden Júnior esteve no Ministério da Saúde, para ter a autorização e licitar a construção de uma maternidade no município.

O hospital materno contará com 20 leitos, sendo nove de internação, cinco para parto normal, dois para centro cirúrgico e quatro para observação. Portanto, poderão ser feitos, de 15 a 20 procedimentos obstétricos com internações, parto normal e cesariana. A assinatura da ordem de serviço para dar início às obras da maternidade acontece ainda neste mês de agosto.

O RespirAR, projeto lançado também em maio, tem por objetivo reabilitar pacientes do pós-Covid-19 que ainda sofrem com resquícios da doença, físicos ou psicológicos. Esta é uma ação da Prefeitura de Trindade, por meio das secretarias municipais de Saúde, de Esporte e Juventude, que já beneficiou mais de 700 pessoas.

Em julho, o Delivery da Saúde foi lançado para facilitar a vida de pessoas que têm de buscar autorizações para exames de média e alta complexidades, fazendo a entrega das autorizações concedidas diretamente na casa do paciente, se ele quiser.

As UBSs dos setores Pontakayana, Jardim Garavelo e Palmares foram reformadas e a ordem de serviço para dar início a reforma da UBS do Setor Ana Rosa foi assinada em agosto, fazendo parte das comemorações aos 101 anos de Trindade.

Saúde bucal

Na área da saúde bucal, as 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Trindade que possuem atendimento com profissionais de odontologia já realizaram 46.256 atendimentos.

Nos casos em que são necessários serviços especializados, o profissional que atender o paciente na unidade faz o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas Julieta Alves Freire (CEO), que já realizou mais 12.381 procedimentos entre colocação de aparelhos ortodônticos, canais, próteses dentárias e outros. Atualmente, o município não possui fila de espera para os atendimentos em saúde bucal.

Os serviços como a entrega de medicamentos e insumos essenciais, realizados pelo departamento de Atenção Assistida, cuidam para que não falte insumos nem remédios aos 17.496 pacientes que dependem do programa.

Os crônicos renais, pacientes de hemodiálise que fazem o tratamento em Goiânia, por meio de uma pactuação entre o município de Trindade e o Governo do Estado de Goiás, receberam da prefeitura o transporte para o tratamento, em todas as semanas do ano. As quatro vans, duas titulares e duas reservas, ficam disponibilizadas para que não falte o serviço, que é realizado nos períodos da manhã, tarde e noite.

O programa Melhor Em Casa, leva os atendimentos médicos a pacientes acamados. Durante a pandemia, o serviço foi realizado seguindo todas as medidas de prevenção contra a Covid-19.

O Melhor Em Casa atendeu 13.835 pacientes, neste ano. O programa conta com médico, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, técnico de enfermagem, odontólogo e auxiliar bucal.

O município aplicou 101.168 doses de imunizantes do calendário vacinal da criança e do adulto, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para doenças como Hepatite B, Febre Amarela, HPV e Pentavalente, entre outras.

No Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Coração de Mãe e no Caps AD Renascer, mais de 40 mil moradores realizaram consultas ou exames.

O programa Consultório de Rua, composto por um profissional médico e uma equipe de enfermagem, prestou mais de 5 mil atendimentos aos moradores em situação de rua, no município, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Entre os serviços de acompanhamento contínuo, foram realizadas testagens para Covid-19 e para outras doenças.

Esses são alguns dos números referentes aos atendimentos e iniciativas realizadas pela Prefeitura de Trindade em 2021. As prioridades foram garantir qualidade nos atendimentos, levar serviços para próximo da população e ampliar os horários.