BALANÇO 2021/23 – Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços

BALANÇO 2021/23 – Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços

PREFEITURA ATRAI NOVAS EMPRESAS, GERA MILHARES DE EMPREGOS E AMPLIA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços enfrenta pandemia, reorganiza toda documentação processual, e foi a única em Goiás a realizar, em 2021, a Feira de Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Município inaugura Casa da Costura e novo terminal rodoviário. Em 2022, Jepp foi ampliado, atendeu 14 escolas (anteriormente eram cinco), e atingiu 4.647 alunos. 1º Feirão do Emprego, em 2022, abriu mais de 500 chances de trabalho. Aprovada instalação de 42 novas indústrias no município, com geração de 2 mil empregos diretos e indiretos (2021). Já em 2022, foram 24 novas unidades, o que pode gerar mais de 1.500 oportunidades em até três anos. Sala do Empreendedor realizou 25.764 atendimentos em 2023. Entre iniciativas estão Programa Progredir, Pacto pela Vida Retomada, Natal Solidário e Fim de Ano Premiado. Marden Júnior recebe Prêmio Prefeito Empreendedor

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, no período de 2021 a 2023, enfrentou o desafio de continuar com o fomento à economia do município em meio à pandemia de Covid-19 e consequente queda no processo produtivo nacional. Os esforços foram no sentido de criar alternativas para atender às demandas locais.

Uma das principais iniciativas, implementada ainda no ano de 2021, foi a reorganização de toda a documentação processual da secretaria, o que incluiu a digitalização de processos antigos e em andamento e a agilização dos protocolos.

A implantação de uma nova gerência permanente de fiscalização também permitiu o acompanhamento de prazos e metas, e todas as empresas beneficiadas pelo Promaide foram notificadas para que apresentassem justificativas acerca de paralisação e retorno imediato das obras.

Outra área de atuação da secretaria em destaque é de qualificação profissional e geração de emprego. No ano de 2021, o município de Trindade foi o único em Goiás a realizar a Feira de Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

Já em 2022, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) foi ampliado, passou a atender 14 escolas municipais (anteriormente eram cinco), e atingiu 4.647 alunos da rede municipal de ensino. Em ambos os anos, estudantes tiveram acesso a um curso de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre as ações deste setor também estão incluídos o aumento de vagas para cursos de qualificação profissional, em 2021; a implantação do programa Imunize Contra a Fome, em parceria com a Fecomércio, no mesmo ano, que arrecadou toneladas de alimentos; e a realização do 1º Feirão do Emprego, em 2022, com mais de 500 oportunidades de trabalho.

No ano de 2021, a então Superintendência de Gestão e Fomento aprovou a instalação de 42 novas indústrias no município, com geração de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Já em 2022, a Coordenadoria de Gestão e Fomento aprovou a instalação de 24 novas indústrias, o que pode gerar mais de 1.500 empregos diretos e indiretos em até três anos.

Entre os projetos criados pela secretaria, estão: o Programa Progredir, que atua no apoio a médias e grandes indústrias de Trindade, fortalecimento e fomento a microempreendedores individuais (MEI) e empresas de pequeno porte e na garantia de oportunidades e qualificação profissional para jovens e adultos.

Com o Pacto pela Vida Retomada, a Secretaria de Indústria e Comércio ligou o poder público e a sociedade privada na elaboração dos decretos de restrições e ações de combate ao coronavírus durante a segunda onda da pandemia.

No Natal Solidário, a secretaria atua na arrecadação de brinquedos a serem doados para crianças do município. O Fim de Ano Premiado, realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Trindade visa fomentar a economia local durante o período de festas de fim de ano.

As secretarias de Saúde e Indústria e Comércio fizeram a vacinação de 1.144 trabalhadores nas fábricas de Trindade durante o ano de 2021. A Sala do Empreendedor Móvel levou o atendimento até os bairros mais afastados.

As ações desenvolvidas no setor econômico durante a atual gestão ainda resultaram, no ano de 2022, na premiação do prefeito Marden Júnior em duas categorias do Prêmio Prefeito Empreendedor, desenvolvido pelo Sebrae Goiás, em que Trindade recebeu o 2º lugar com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) e o 3º lugar com a Sala do Empreendedor.

No ano de 2022, foi inaugurado o novo terminal rodoviário de Trindade, que foi ampliado e modernizado para atender ao transporte público municipal. No mesmo ano, a secretaria inaugurou a Casa da Costura Municipal para atender as necessidades do segmento têxtil com o oferecimento de cursos de corte, costura e modelagem e com a utilização da máquina de corte Audaces no atendimento às confecções e facções de Trindade e região.

Em 2023, a Casa da Costura teve seis turmas para os cursos de costura básica e intermediária e modelagem, sendo todos os alunos certificados pela Prefeitura Municipal de Trindade via Secretaria de Indústria, Comércio de Serviços.

Em 2023, a Sala do Empreendedor realizou 25.764 atendimentos, a Van do Empreendedor (108), o Ponto de Atendimento Virtual (PAV-715), num total de 26.587 durante o ano.

A Superintendência de Gestão e Fomento registrou, no ano de 2023, 65 formalizações de pedido de doação, 65 protocolos, 20 entregas de decretos, 65 pareceres técnicos, quatro reuniões na Câmara Deliberativa e 466 atendimentos via WhatsApp.

E mais: 345 atendimentos presenciais, 48 notificações, 27 pareceres administrativos, 23 despachos, 40 ofícios, 700 visitas em áreas doadas que estão em construção, 250 em empresas que estão em funcionamento, 65 a empresas que pleitearam área no município, 65 pareceres técnicos e 14 inaugurações.