CURSO DE OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA OFERECIDO PELA PREFEITURA DE TRINDADE PREPAROU PESSOAL PARA TRABALHAR COM MÁQUINA PESADA

CURSO DE OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA OFERECIDO PELA PREFEITURA DE TRINDADE PREPAROU PESSOAL PARA TRABALHAR COM MÁQUINA PESADA

Turma forma 14 alunos que fizeram aulas teóricas e práticas em uma retroescavadeira. Curso é oferecido de graça pela Prefeitura, envolvendo parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Produtores Rurais de Trindade

Termina esta semana o curso de motorista para operação e manutenção de retroescavadeira, oferecido pela Prefeitura de Trindade. A iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Trindade.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo da Silva Filho, disse que o curso foi destinado a moradores que desejam se reciclar ou aprender uma nova profissão.  “É uma oportunidade que a Prefeitura dá, de graça, para colocar pessoas capacitadas no mercado”, frisou ele.

Catorze alunos fizeram o curso que teve aulas teóricas e práticas com grande quantidade de movimentos e comandos exigidos para alcançar a formação.

O instrutor do Senar, Maciel Cordeiro, dedicou horas na instrução dos alunos. Com um rádio comunicador, ele dava os comandos à distância para os alunos executarem sozinhos dentro da cabine, após terem toda orientação teórica básica.

 

Cada aluno precisou fazer escavações, amontoar terra e treinar movimentos necessários para despejar volumes dentro de caçambas de caminhões, por exemplo. “A missão é preparar bem os alunos para que façam boas operações com o equipamento”, explicou o instrutor.

Ex-motorista de aplicativo, Elielso Borges da Silva saiu da cabine da retroescavadeira na tarde de terça-feira (26/01) animado com o que conseguiu executar ao volante sob os comandos de Maciel. “Sempre sonhei em trabalhar com equipamentos pesados e agora tenho uma ótima noção, aprendi muita coisa”, disse.

Já o motorista de caminhão Damasco Rodrigues queria ampliar seus conhecimentos “para aumentar as oportunidades de trabalho”.

E a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai oferecer novo curso, dessa vez para preparar pessoas para operar com solda mig (que usa gás e não eletricidade). Conforme Esmeraldo, o curso vai ser oferecido de 3 a 5 de fevereiro no prédio da antiga subprefeitura da Região Leste de Trindade, na Rua das Araras.