PREFEITURA LANÇA PRIMEIRA UNIFORMIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS DA HISTÓRIA DE TRINDADE

PREFEITURA LANÇA PRIMEIRA UNIFORMIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS DA HISTÓRIA DE TRINDADE

Foi realizada na tarde de quarta-feira (15/09) a acolhida de parte dos 40 novos estagiários de Saúde da Prefeitura de Trindade. A reunião também foi para apresentar o primeiro protocolo de unificação de estágio da história da administração municipal.

Com esse protocolo, independente da área de estudo, o estagiário vai se comprometer em diversos aspectos, como sigilo ético, assiduidade, respeito às informações da administração pública e ao ambiente público, por exemplo. A área pode ser de Exatas, Humanas ou Biológicas, mas o protocolo será uniforme a todas.

A unificação desse protocolo foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, encarregada de acolher e direcionar os estagiários a cada área da Prefeitura. A titular da secretaria, Gabriela Alves, foi clara ao conversar com os novos estagiários: “O estágio é uma grande oportunidade que a Prefeitura dá a vocês, mas ele vem junto com compromissos”.

O secretário de Saúde, Rogério Taveira, reforçou que os protocolos técnicos e científicos também são objetivos quanto aos cuidados e obrigações dos envolvidos, incluindo os estagiários.

O diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Leonardo Izidório, lembrou que o estágio é a oportunidade de uma “visão e uma prática reais, da saúde pública”. Ele frisou que os protocolos são para proteção dos estagiários e também da população que será beneficiada com o trabalho deles.

Quem também destacou o compromisso esperado dos estudantes foi o odontólogo Renérson Gomes dos Santos, Coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura e que é diretor da Escola de Saúde Pública da Unigoyazes, de onde são todos os estagiários do atual convênio. “Aproveitem essa como sendo a oportunidade mais importante da vida de vocês”, orientou.

O supervisor de estágio da Unigoyases, professor Héderson Pinheiro, exaltou a oportunidade dada pela Prefeitura de Trindade para que os estudantes em fase de estágio obrigatório tenham contato com a realidade de pessoas da própria comunidade deles.

Uma das estagiárias de Odontologia, Vitória dos Santos, de 25 anos, estava entusiasmada com o início da experiência, prevista para esta quinta-feira, 16. “É uma oportunidade única de aprender na prática, de entender a necessidade de cada paciente”, declarou ela.