TRINDADE ALCANÇA 100% DOS VACINÁVEIS DE 18 ANOS DE IDADE OU MAIS COM 1ª DOSE E AMPLIA TESTAGEM DE SUSPEITOS DE COVID-19

TRINDADE ALCANÇA 100% DOS VACINÁVEIS DE 18 ANOS DE IDADE OU MAIS COM 1ª DOSE E AMPLIA TESTAGEM DE SUSPEITOS DE COVID-19

Ao mesmo tempo em que avança na imunização da população, Prefeitura de Trindade, com articulação coordenada pelo GOE, amplia testagem da população da média de 70 para 200 por dia. E a testagem está revelando aumento de quase 20% nos diagnósticos positivos, fato atribuído ao desrespeito às medidas preventivas, tais como uso de máscara facial, distanciamento social e uso de álcool 70%

O município de Trindade vacinou 100% das pessoas com 18 anos ou mais de idade com a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19 que moram na cidade e já está imunizando os imunocomprometidos com a 4ª dose. Por outro lado, intensificou a testagem diante de uma explosão de casos sintomáticos nas últimas semanas, gerados pelo desrespeito à prevenção nas festas de final de ano.

Em Trindade, o controle da pandemia é uma atividade coordenada pelo Grupo de Operações de Emergência em Saúde (GOE), presidido pelo assessor do gabinete do prefeito Marden Júnior, Cristiano Galindo.

No Parque Lara Guimarães, onde os trindadenses fazem os testes após agendamento no aplicativo “Trindade com Você”, o trabalho de testagem para diagnóstico de Covid-19 saltou de uma média de 70 por dia para 200 na terça-feira (04/01).

Nos últimos dias, além do aumento na procura pelos testes, cresceram as confirmações de diagnóstico positivo para a doença. Conforme o diretor de Vigilância em Saúde do município, Leonardo Izidório, antes do final do ano, o número de positivados variava entre 7 e 10% dos testes realizados. “Hoje cerca de 18 a 20% dos testes têm resultado positivo para Covid-19”, informa.

 

De acordo com o diretor, desde o início da pandemia a Prefeitura de Trindade realizou mais de 17 mil testes para diagnóstico de Covid-19. A testagem no Parque ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h. O resultado fica pronto em 15 minutos e, se o diagnóstico for positivo com sintomas leves, o atendimento médico é realizado no local.

Em relação à nova cepa em circulação, a Ômicron, o diretor afirma que até o momento existe um único paciente que comprovadamente testou positivo para ela em laudo elaborado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) “e não era um caso grave”.

Vacinação

A Secretaria de Saúde de Trindade vacina nesta quinta-feira (06/01) os maiores de 12 anos de idade com a primeira dose, e com a 2ª dose os que tiverem recebido a 1ª dose de Coronavac, Astrazêneca, Pfizer ou Janssen até o dia 6 de novembro de 2021.

A vacinação será realização no Parque Lara Guimarães, em separado das pessoas que vão fazer o teste. Quem vai vacinar também deve agendar pelo app “Trindade com Você” e comparecer levando CPF, documento de identificação com foto, comprovante de endereço e cartão de vacina para os que já tiverem recebido uma dose.

No caso de haver dificuldade para agendar, o cidadão pode ligar no telefone 3506-7108. Quem tem dúvidas sobre a vacinação pode telefonar para a Vigilância Epidemiológica nos telefones 3506-7066 e 3506-1629.

Já 4ª dose nos imunocomprometidos vem sendo ministrada desde terça, 04/01 nas UBSs da Vila Redenção, Laguna Park, Santuário Novo, Santa Maria, Walter Corrêa e Pai Eterno, na Região Central, e UBSs Palmares, Pontakayana, Jardim Floresta, Jardim Califórnia e Jardim Scala, na Região Leste.

Ela é destinada às pessoas com a defesa baixa contra infecções, como transplantados, portadores do vírus HIV ou pacientes de câncer, por exemplo. Eles devem ter mais de 18 anos e tomado a terceira dose há no mínimo 4 meses, assim como comparecer munidos de cartão de vacina e um comprovante da doença.